23 de agosto de 2014

Capa do Mês: Gazeta Juvenil nº42 (Janeiro de 1949)

Nessa virada de 1948 para 1949, a Gazeta Juvenil tinha em Messias de Mello a sua força artística motriz, tanto na feitura das capas, como ilustrando séries de quadrinhos aventurescas e produzindo em cada edição uma página com seu personagem de humor Pão-Duro. E foi justamente nesta virada, agraciada com essa capa magnífica, recheada de personagens já publicados na Gazeta Juvenil e claro, assinada por Messias, que Jayme Cortez veio se juntar ao time, que contava também com Zaé Jr. e Cláudio de Souza nos textos. Essa profícua turma pintou e bordou nas edições seguintes, incluindo novas séries nacionais, adaptadas ou originais, e seções ilustradas por Jayme Cortez como "Curiosidades" e "Técnicas de Desenho". Uma pena que essa última fase da Gazeta Juvenil (que como Gazetinha surgiu a primeira vez em em 1929!) não tenha passado dos três anos, por conta da concorrência dos heróis americanos publicados pela EBAL e Globo/Rio Gráfica no Rio. Mas ficaram artes eternizadas pelos mestres, como nessa capa, uma das mais bonitas entre tantas formidáveis desta fase da publicação.

2 comentários:

  1. A verdade é que ainda falta um estudo mais aprofundado desse período fértil dos quadrinhos, que foram as duas fases , a Gazeta Infantil (ou Gazetinha) e a Gazeta Juvenil. Por uma feliz coincidência, aliás, preservo até hoje o original mostrado nessa capa de ano novo (1948/49). Obrigado. Daniel Messias

    ResponderExcluir
  2. Um prazer vê-lo por aqui, Daniel! Realmente muita coisa precisa ser pesquisada e escrita sobre essa maravilhosa publicação, um marco na história dos quadrinhos brasileiros. abraço!

    ResponderExcluir