28 de agosto de 2015

Achado 2 : Desenhos (atualizando)



No início do ano, com o título acima, fiz um post sobre dois desenhos dos anos 50 encontrados dentro de um livro ( http://almanaquedomalu.blogspot.com.br/2015/01/achado-2-desenhos-anos-50.html ).  Naquela altura eu já tinha tentado decifrar origens e autoria, mas algumas dúvidas ainda pairavam sobre aquelas peculiares artes. O desenho à caneta já estava praticamente comprovado como sendo de autoria do gravurista Livio Abramo. Já o da mulher desenhada, suscitava dilemas: era autocaricatura? um desenho de alguém retratando a chargista? Nessa semana, resolvi escrever para uma especialista, a professora Maria Augusta Bernardes Fonseca, profissional brilhante da faculdade de Letras da USP, expondo o caso e mostrando-lhe o antigo post. E foi com muita alegria que obtive sua resposta ontem, transcrita abaixo:

"Olá, Marcos Massolini,

Muito obrigada pelo contato. De fato, são excelentes achados, tanto do Livio como da Hilde.
O desenho da Hilde tem marcas de uma primeira fase da artista. Trata-se mesmo de uma auto-caricatura, digamos.Vou passar o link de seu blog para meus filhos, que são netos da Hilde Weber."

Na verdade, fiquei duplamente feliz. Uma pela resposta direta de uma especialista - foi a professora Maria Augusta quem fez uma exposição bem meticulosa sobre a artista Hilde Weber ("Lápis de Malícia Lírica", em 2007, aqui: http://www.museusegall.org.br/mlsItem.asp?sSume=21&sItem=233 ) - e outra porque não sabia desse grau de parentesco com a própria Hilde, o que aproxima e traz mais pessoas para esse assunto. Com essa resposta, eu estou quase batendo o martelo para o desenho ser realmente uma "auto-caricatura". Se não vier alguma novidade que a refute, assim permanecerá.

2 comentários: