31 de agosto de 2015

Sidney Gusman cheio de novidades

Sidney Gusman sempre trabalhou muito - acompanho desde sempre seu "workaholismo" nos quadrinhos e isso é fato consumado - e nos últimos tempos, além de continuar responsável pelo premiado site Universo HQ, aumentou sobremaneira seus projetos especiais à frente da área de Planejamento Editorial da MSP (Mauricio de Sousa Produções). Muito desse montante se deve aos 80 anos do chefe Mauricio, que se aproxima rapidamente ( seu aniversário é em outubro), mas Sidão, como é carinhosamente chamado pelos fãs e amigos, ainda arruma outros jobs paralelos para deixar o período mais emocionante, como o livro que editará em breve pela Editora Nemo, com as melhores entrevistas do Universo HQ, que acabou de completar 15 anos. 



A série Graphic MSP, talvez seu projeto de maior repercussão, acaba de dar à luz a mais um rebento: "Turma da Mata", por Roger Crux, Davi Calil e Artur Fujita, com lançamento marcado para a Bienal do Livro do Rio de Janeiro no dia 12 de setembro; Desde 2012, essa coleção de álbuns especiais, onde autores brasileiros criam histórias longas com os personagens de Mauricio fora do estilo padrão das revistas mensais infantis, já lançou oito edições de muito sucesso. O último álbum, "Turma da Mônica - Lições", lançado a duas semanas atrás, trouxe mais uma vez os irmãos Vitor e Lu Cafaggi trabalhando o universo de Mauricio com ternura e criatividade.
Agora nesse final de agosto, o livro "Turma da Mônica vai ao Círio de Nazaré" ( Editora Santuário) foi um estrondo de vendas em poucos dias no Pará ; Um pouco antes, saiu da gráfica o livro infantil "Mônica é Daltônica?", pela Cia das Letras, com desenhos de Odilon Moraes e texto de Mauricio de Sousa, baseado no clássico de sua autoria que abriu o primeiro número da revista Mônica em 1970.






E como se não bastasse o mês cheio, a ComicCon RS, que rolou nos dias 22 e 23/08, teve como homenageado, adivinhem quem? Isso mesmo, Sidney Gusman!
Os lançamentos não param: dentro das comemorações dos 80 anos de Mauricio, a editora WMF Martins Fontes publicará o livro "Mauricio: o Início", com capa dura, reunindo os três primeiros livros com a sua assinatura, lançados originalmente em 1965 pela editora FTD, edições até agora esgotadíssimas e disputadas a tapas em sebos. 



As histórias resgatadas são: "A Caixa da Bondade", estrelada por Niquinho, um personagem que não teve continuidade; "Chico Bento"; "O Astronauta no Planeta dos Homens-Sorvete"; "Zé da Roça...e o Dragão que Não Existia", "Piteco" e "Penadinho contra o Caçador de Cabeça", todas com textos e desenhos de Mauricio de Sousa e arte final de Paulo Hamazaki. O lançamento também será na Bienal do Livro do Rio de Janeiro, que nesta edição homenageará o criador da turma da Mônica. E os cariocas estarão abençoados neste ano pois neste mesmo evento se dará o  incrível lançamento de todas as histórias originais de Mauricio de Sousa, publicadas no final dos anos 50 e início dos 60 pela Editora Continental ( depois Outubro) em um único volume! A obra foi batizada de "Coleção Histórica - Mauricio" (Panini) e traz as primeiras aventuras boladas e desenhadas pelo autor para as revistas Bidu e Zaz Traz. Um trabalho colossal que precisou de muita paciência, primeiro para localizar as revistas originais e depois para o processo de restauração, e que contará com seis páginas extras com notas e curiosidades, perfil dos personagens e a saga "arqueológica" para todo esse garimpo.



E para fechar essa enxurrada de lançamentos conduzidos pelo hiperativo Sidão, no mês de outubro, pela Panini, sai o livro com 25 passagens marcantes da vida/carreira de Mauricio transformadas em HQs pelas mãos de autores nacionais.
Ufa! Ao aniversariante recente Sidney Gusman, só posso render meus agradecimentos e dizer "parabéns" por toda essa trabalheira tão compensadora. Nós, fãs e leitores, é que somos os verdadeiros presenteados, embora eu saiba, que para o Sidão, o prazer gerado por esses "filhotes editoriais" compensa todo o cansaço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário