24 de agosto de 2016

Geneton, Zuenir, Rubem e um "depoimento improvável"

Essa historinha foi contada pelo próprio jornalista Geneton Moraes Neto, recém falecido, e compartilhada pela jornalista Raquel Cozer no FB:
"Uma amiga minha havia me dito que Rubem Fonseca faria uma conferência em Paris. Fui até a conferência e o abordei. Rubem Fonseca disse que não daria entrevista. Ainda brincou: disse que era tímido. Insisti, mas vi que ele não daria. Então, ele me disse: “Grave o que eu vou falar. Depois, você faz o que quiser”.
Gravei toda a conferência. Voltei para o Brasil, transcrevi a fala, que era um depoimento biográfico em primeira pessoa. Ninguém me pediu para fazer. Deixei o texto pronto na portaria do Jornal do Brasil, endereçado a Zuenir Ventura, que eu não conhecia pessoalmente. Avisei que era um depoimento do Rubem Fonseca. Zuenir terminou contando esta história no livro de memórias que publicou. Disse que, quando a secretária lhe disse que um repórter chamado Geneton tinha deixado uma matéria com Rubem Fonseca, pensou: “Isso não deve ser verdade. Primeiro: Rubem Fonseca não fala. Segundo: não pode existir alguém chamado ‘Geneton’, ainda mais Neto. Quer dizer que existem três Genetons? O pai, o filho e o neto? Impossível!”

Histórias como essa só podiam acontecer no velho Jornal do Brasil dos bons tempos! Tempos em que três grandes figuras das nossas letras/escritas podiam frequentar naturalmente e sem espanto um "causo" do cotidiano jornalístico.


Nenhum comentário:

Postar um comentário