19 de agosto de 2009

O espírito de Woodstock

18 de agosto de 1969. Último dia do festival que marcou o fim de uma era. Logo viria o Festival de Altamont, e a paz e o amor de Woodstock viraria em poucos meses, violência e ódio, quando a trilha sonora ao vivo dos Rolling Stones fez fundo fúnebre para a morte a poucos metros do palco. Mas essa é uma outra história - e eu vou contar aqui em outra oportunidade. Quero homenagear à minha maneira esse utópico, maluco e genial festival de Woodstock, que nunca mais poderá ser sequer imitado. Tudo nele foi improviso, emoção, solidariedade, espontaneidade e harmonia - como juntar todos esses elementos posteriormente, com naturalidade ? Também acredito que o grande diferencial do evento, além do seu espírito free - vide a abertura das "porteiras" para qualquer ser humano que quisesse passar - foi a escolha dos artistas. A maioria era artista do povo e para o povo. Muitos artistas desconhecidos e locais, estreantes ( como Joe Cocker), as bandas cults hippies ( Jefferson Airplane e Greateful Dead), folkers ( Joan Baez, Arlo Guthrie, Richie Havens), combos e comunidades musicais ( Santana, Sly and The Family Stone, Canned Heat, Country Joe and The Fish), e até consagrados ( Crosby,Stills & Nash, Jimi Hendrix, The Who, Janis Joplin), se irmanaram naqueles quatro dias em plena comunhão com a filosofia "Frisco".Youtubei sobre o tema e selecionei performances que ao meu ver, personificam bem esse espírito freak/free. Se Jimi Hendrix com seu hino imbatível ao amanhecer e Joe Cocker na mais incendiária presença de um vocalista no palco, sacramentaram a imagem do festival pra sempre, esses camaradas abaixo, de uma forma ou outra, não só seguraram a onda, como mantiveram o nível, com muita simplicidade, desprendimento e fervor. Não esperem um script definido ou técnica apurada em todos os exemplos. O suor e a intuição prevalecem. E o espírito de Woodstock envolve-os como aura.

# Sly and The Family Stone - pena que o Brasil conheça tão pouco a obra desse precursor do funk americano, que juntou rock, James Brown e lisergia e abriu caminho para outros geniais da música black como George Clinton, War e Prince.


#Santana - Carlos Santana ainda era um estreante, mas foram essas primeiras apresentações nos anos 60 que abriram caminho para o altíssimo nível que sua guitarra atingiu na década seguinte.


#Richie Havens – o hiperativo Richie consegue em poucas notas velozes, invocar um mantra poderoso que arrebata o público


#Jefferson Airplane – a banda mais hippie de todos os tempos, em seu habitat natural


# Canned Heat – O ápice da banda de boogie/blues, que no ano seguinte, gravaria com o mestre John Lee Hooker ( maio) e perderia seu guitarrista fundador Alan Wilson por overdose ( em setembro )

#Ten Years After – a banda mais veloz do rock antes dos metaleiros, o Ten Years After tinha um guitarrista virtuoso em transe perene ( Alvin Lee) e um baixista alucinado (Leo Lyons).


# Country Joe And The Fish – um dos grupos mais politizados do circuito, seu nome se deve aos fundadores Country Joe McDonald ( vocal) e o guitarrista Barry “The Fish” Melton.


#Bert Sommer – essa eu selecionei, mas não conhecia. Se alguém souber algo sobre ela me avisa...separei por estar de acordo com o clima reinante....


# Crosby, Stills & Nash – o lendário trio em um momento mágico


#Jerry Garcia– Jerry, com amigos ( entre eles uma afinada cantora) em momento backstage, antes de sua apresentação com a “family” Greatful Dead. Ele foi um dos artistas mais emblemáticos dos anos 60, guru de uma geração, mas no Brasil é quase desconhecido. Faleceu em 1995.

2 comentários:

  1. Richie Havens cantou "Strawberry Fields Forever". O sensacional foi que ele não estava escalado para abrir o Festival. Um outro - que eu esqueci agora e que a história também tem esquecido - desistiu. Aí os organizadores fixaram olhares no Havens, que assumiu o palco para abrir o lisérgico e lendário Woodstock.

    ResponderExcluir
  2. Boa lembrança, Rick! a apresentação legítima de Richie em Woodstock ficou perpetuada na história! Freedom!!

    ResponderExcluir