18 de julho de 2009

GARIMPAGEM 1



A garimpagem musical virou coisa séria quando alguns aficionados pela preservação e memória da música brasileira resolveram arregaçar as mangas e com muita teimosia e determinação, tirar do limbo e dos porões das gravadoras, verdadeiros tesouros esquecidos. Entre esses desbravadores, Charles Gavin e Marcelo Fróes conseguiram destaque merecido pela importância de seus respectivos trabalhos. O primeiro, como quase todo mundo sabe, é baterista dos Titãs; o que talvez poucos saibam é que ele também já lançou livro, produziu discos e apresenta e edita um programa no Canal Brasil ( canal por assinatura) e outro na Rádio Eldorado. Todas esses projetos paralelos do instrumentista tem relação com a garimpagem musical, que começou em 1998, quando a Warner, gravadora dos Titãs na época, deu sinal verde para o seu projeto de relançar os dois discos do Secos & Molhados em um só CD. A empreitada surpreendeu a major - em menos de dois meses, o disco vendeu mais de 50 mil cópias - e Gavin não parou mais: nesses 11 anos resgatando acervos, recolou no mercado fonográfico mais de 450 obras, entre preciosidades como todos os 20 álbuns originais do selo independente Elenco, pedra fundamental da nossa MPB e achados não menos importantes, como o projeto 'Samba & Soul" pela Universal, que trouxe à tona Sérgio Sampaio, Gérson King Combo e Hyldon, entre outros do cast da Philips.
Merece também toda a atenção seus dois programas, "O Som do Vinil", pelo Canal Brasil, e "Quintessência" pela Rádio Eldorado, ambos com a mesma missão de esmiuçar a cada edição um disco clássico/primordial brasileiro. E pra provar que Gavin joga em todas as posições, teve ainda o livro capitaneado por ele e lançado em 2008, "300 Discos Importantes da Música Brasileira" (Editora Instituto Sou da Paz). A obra, em formato de LP, tem fôlego, com suas 434 páginas enriquecidas de fotos inéditas, resenhas e capas de todos os discos e o texto especializado dos tarimbados jornalistas Tárik de Souza, Carlos Calado e Arthur Dapieve. Com tudo isso, o preço final de R$ 230,00 ficou 'apimentado' para muitos mortais, mas ainda tem o acabamento, o jeitão de livro de arte, dois CDs inclusos e parte da venda revertida para o instituto que edita a obra. Pra quem pode, vale, e muito. Afinal, é mais um resgate do inesgotável Charles Gavin.


# Programa "O Som do Vinil": sexta 21h30, sábado 13h30 e segunda-feira 16h - Canal Brasil (Net e Globosat)
# Programa "Quintessência": quinta 20h, reprise sábado 24h - Rádio Eldorado
# Para comprar o livro "300 Discos Importantes da Música Brasileira": http://www.livrariacultura.com.br/scripts/cultura/resenha/resenha.asp?nitem=2629762&sid=201923466101016650562367567&k5=F6EAFAE&uid=

Nenhum comentário:

Postar um comentário